Entrevista-online-dicas-para-recrutamento-e-seleção-à-distância

O que você pode fazer para melhorar o seu processo de recrutamento e seleção à distância?

Sabemos que encontrar o profissional certo para uma vaga é um desafio para todos os profissionais de RH. Quando falamos em processos de recrutamento e seleção online, os obstáculos podem ser ainda maiores quando a empresa não está totalmente preparada.

É importante falarmos sobre esse assunto pois as entrevistas online trazem inúmeros benefícios para o negócio quando são bem aplicadas. Os ganhos são tão expressivos que inúmeras organizações já estavam implementando o processo de recrutamento e seleção virtual antes mesmo da chegada da pandemia e das restrições para respeitar o distanciamento social.

Quer saber mais? Continue a leitura!

1) Desenhe um processo alinhado com as estratégias do negócio

Antes de mais nada é crucial que a equipe de RH trace as etapas do processo de recrutamento e seleção junto com os líderes do departamento e a diretoria. Ter um processo alinhado com as estratégias e a cultura organizacional do negócio é de suma importância para que a empresa tenha resultados elevados.

Não adianta simplesmente realizar uma entrevista online com os candidatos que possuem habilidades técnicas. O RH precisa estar preparado para avaliar o perfil comportamental, as soft skills e os valores do candidato. Esse conjunto favorecerá a identificação de profissionais alinhados com a empresa, aumentando a assertividade da contratação.

Lembre-se que essa será a porta de entrada dos novos colaboradores na empresa. Ter ferramentas e metodologias que favoreçam a contratação do profissional ideal para as vagas é o segredo para impulsionar a performance da organização.

2) Invista na estrutura necessária

Os profissionais que ficarão responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção online precisam ter toda a estrutura necessária, seja no escritório ou no home office. Os elementos básicos são: um bom computador, internet de qualidade e acesso aos sistemas que a empresa definir (skype, zoom, plataformas para divulgar as vagas e coletar currículos, testes técnicos, teste DISC, etc).

Os envolvidos também precisam ter acesso fácil às informações para conseguir acompanhar o processo em tempo real, identificando o status de cada vaga em aberto.

3) Aplique testes à distância

Antigamente os profissionais precisavam comparecer pessoalmente até a empresa para realizarem os testes e terem o seu comportamento observado. Entretanto, o avanço da tecnologia já permite a aplicação de vários desses testes à distância, o que favorece consideravelmente a tomada de decisão dos recrutadores.

Antes da pandemia muitas empresas já estavam aplicando essas soluções para filtrar os candidatos que iriam para as fases finais. Além de permitir uma economia considerável de tempo e capital, essas empresas recebiam nas entrevistas ou dinâmicas decisórias apenas os candidatos que estavam alinhados com o perfil do negócio e da vaga.

Com as medidas de distanciamento e isolamento social, essas ferramentas ganharam ainda mais espaço no RH.

4) Comece a aplicar a metodologia DISC

Além de fornecer dados valiosos para os recrutadores, a metodologia DISC também auxilia a gestão de pessoas durante toda a trajetória do colaborador na empresa. É possível realizar mapeamentos, planos de desenvolvimento individual e até tomadas de decisão sobre promoções utilizando o teste DISC.

Com a plataforma da ideal DISC os recrutadores conseguem realizar todos os testes à distância e ainda recebem análises gráficas e relatórios que tornam a tomada de decisão estratégica. Dentre as informações geradas em nossa plataforma podemos citar:

  • Análise de perfil comportamental: avalia comportamento usual, íntimo, persona, liderança, trabalho em equipe, comunicação e ainda fornece aconselhamento adicional.
  • Perfil ideal do cargo (PIC): o instrumento que permite ao gestor a identificação dos fatores comportamentais inerentes ao cargo, permitindo assim uma visão clara das necessidades a serem supridas pelos candidatos. Inclui também a descrição da rotina do cargo e pode ser usado como um “job description”.
  • Relatório comparativo: onde o ciclo se fecha. A comparação do indivíduo com o cargo propicia uma análise profunda dos pontos positivos e principalmente dos gaps/pontos de inadequação, permitindo ao gestor uma tomada de decisão muito mais acurada, seja em contratação, promoção, movimentação e também plano de treinamento / desenvolvimento específico.
  • Relatório de correlação: onde o gestor poderá ter uma visão abrangente analítica, ranqueando todo um grupo de indivíduos (candidatos externos e internos) em relação a um cargo.
  • Relatório de equipe: identifica os fatores DISC predominantes de um determinado grupo de pessoas e a sinergia que se forma a partir desse mix de personalidades, possibilitando assim a identificação de pontos fortes, possíveis limitações e receios, bem como informações úteis à compreensão da cultura organizacional vigente.

Viu como a sua entrevista online pode ser ainda mais assertiva e profunda? Clique aqui para conversar com um de nossos consultores e descobrir ainda mais vantagens da nossa plataforma DISC para que os seus processos de recrutamento e seleção à distância sejam um sucesso!

 

Confira também:

Retenção de talentos: importância e estratégias para colocar em prática

 

Será que no pós pandemia as empresas conseguirão seguir da mesma forma?

 

A importância de uma boa liderança para o faturamento de sua empresa

Posts Relacionados

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005