Será que no pós pandemia as empresas conseguirão seguir da mesma forma?

Conheça os desafios resultantes do Covid-19 para equipes de RH e gestores

Sabemos que no pós pandemia muitas coisas serão diferentes. As empresas e os profissionais precisarão se unir para traçar estratégias e ações que possibilitem a recuperação dos negócios. Mas, ao mesmo tempo, terão que lidar com as novas regras de convivência, higiene e distanciamento.

Algumas empresas já anunciaram que continuarão trabalhando remotamente até 2021. Outras necessitam reabrir o quanto antes para correr atrás do prejuízo, mas sabem que existirão normas em relação a horários reduzidos, restrição de clientes e contenção de aglomerações.

Diante de tanta mudança, como o RH e os gestores podem ser assertivos? Continue a leitura para responder essa e outras perguntas.

Mantenha a equipe produtiva

Mais do que nunca as equipes precisarão apresentar performance positiva e colaborativa. Os gestores de diferentes departamentos precisarão trabalhar em conjunto para encontrar soluções viáveis diante dos novos desafios. Será necessário parceria e metas bem estruturadas para recuperar parte das perdas do primeiro trimestre.

Para isso, será fundamental o engajamento de todos os profissionais. Logo, os líderes e o RH deverão ter atitudes mais humanas para valorizar os colaboradores. Tenha em mente que não são apenas os gestores e empresários que estão preocupados com todos os impactos do Covid-19. O desemprego, a redução do salário e as incertezas sobre o futuro assolam a mente de inúmeros profissionais.

Sabendo disso, os gestores precisam colocar em prática ações simples mas muito eficientes. Elogios, feedbacks construtivos, avaliações de desempenho e conversas motivacionais fazem toda a diferença. Lembre-se que não é com ameaçadas, grosseria ou rigidez que as empresas conseguirão a cooperação ou as melhores entregas.

Modernize o seu negócio 

A pandemia nos mostrou algo que há algum tempo já era discutido: a necessidade de modernizar os processos. Gestores de várias empresas sabem quais são os processos obsoletos que já não trazem resultado para o negócio. A equipe de RH debate sobre ações de humanização e retenção de talentos que estão mostrando retornos elevados para outras empresas.

Mas, mesmo com todas essas informações, muitas vezes as empresas deixam as mudanças para depois. Os departamentos continuam trabalhando da mesma maneira e a empresa com a mesma cultura. Infelizmente isso não será mais possível.

Nos últimos dois meses várias organizações precisaram correr contra o tempo para implementar tecnologias que permitissem o funcionamento, mesmo a distância. Isso nos mostra uma coisa: quem não se adaptar ou se modernizar vai perder espaço no mercado.

 Tenha uma equipe qualificada

É de se esperar que as próximas incertezas sejam cada vez mais desafiadoras, exigindo flexibilidade, resiliência e inovação das empresas de todos os portes. E para que soluções sejam bem estruturadas, só existe uma resposta: profissionais qualificados.

Da mesma forma que não adianta ter uma equipe imensa que não gera resultados assertivos, de nada vale uma empresa ter muito capital sem realizar os investimentos corretos. Por isso, no mundo pós pandemia, os gestores e o RH precisarão encontrar o equilíbrio certo.

Investimentos em desenvolvimento, recrutamento, seleção e retenção se mostram cada vez mais importantes. Afinal, é dessa forma que uma empresa constrói uma equipe sólida, preparada e com as habilidades necessárias para gerar crescimento e consolidação.

Uma equipe qualificada traz resultados acima da média em tempos normais, mas também favorece uma recuperação mais rápida em períodos de crise. Eles saberão o que fazer para prevenir problemas ou encontrar respostas.

Conte com a idealDisc

A nossa plataforma é 100% online e ajuda empresas de todos os tamanhos na hora de estruturar equipes de alta performance. Permitimos que as equipes de RH realizem processos essenciais totalmente a distância, viabilizando o crescimento mesmo nos novos modelos do mercado.

Com o teste DISC, o RH e os gestores conseguem realizar processos de recrutamento e seleção com assertividade, uma vez que é possível identificar o perfil do candidato antes mesmo dele aparecer na entrevista.

Além de contratar o profissional mais qualificado para a vaga, também é possível ter dados de confiança para realocar os profissionais nas funções mais adequadas, estruturar planos de carreira, realizar promoções e mapeamento de talentos. Ou seja, ao mesmo tempo em que você valoriza o seu colaborador, a empresa ganha os resultados positivos que ele se empenhará para entregar.

Converse com um dos nossos consultores para saber mais sobre a metodologia DISC e como ela pode te ajudar a reestruturar a sua equipe no mundo pós pandemia.

Quer saber como avaliar o seu perfil comportamental e de outros colaboradores? 

Clique aqui embaixo e aproveite. A metodologia DISC tem muito a oferecer para você e sua empresa, e nós, da idealDisc, acreditamos no poder de transformação da gestão de pessoas.

Faça o seu teste DISC online agora mesmo, é grátis!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005