People Analytics

Para muitos gestores e colaboradores que fazem parte da equipe de recursos humanos das organizações o People Analytics ainda é uma novidade. Porém, isso já faz parte da gestão estratégica aqui no Brasil há um tempo. E cada dia que passa se torna mais relevante.

E não poderia ser diferente, já que além de otimizar os processos internos desse setor, com ela você consegue aumentar a produtividade enquanto mantém os colaboradores engajados. Então, para entender melhor o que é o People Analytics e como ela pode ajudar a sua empresa, preparamos esse conteúdo. 

O que é People Analytics?

Como o próprio nome já deixa subentendido, estamos falando sobre algo relacionado com análise de pessoas. Mas não é só isso, esse método é um conjunto de ações que visa obter o máximo de sua empresa. Começando pela coleta e análises de dados sobre os seus colaboradores e seus comportamentos.

E termina com estratégias e soluções para os problemas que estão sendo resolvidos através do People Analytics. Lembrando que esse recolhimento de informações pode ocorrer por diversos canais, momentos e com inúmeros objetivos.

Por exemplo, se você pretende usar a People Analytics para contratar novos colaboradores de maneira mais assertiva, essa coleta e análise de dados acontecerá antes e durante o processo de recrutamento e seleção. E isso pode acontecer através de uma pesquisa e estudo nas mídias sociais dos candidatos, formulários sobre comportamento, expectativa e experiências passadas em outras empresas além de testes e análises mais específicas.

Por que devo implementar o People Analytics na minha gestão?

Com a coleta e análise de dados concretos sobre a situação das empresas e seus desafios vencidos fica mais prático se preparar para o futuro. Sem contar que você consegue extrair o máximo de seus colaboradores da maneira correta, evitando um número alto de turnover ou afastamentos por questões médicas, como o burnout.

Através desse estudo você também compreende o que realmente está acontecendo e o que você pode fazer para mudar. Como, por exemplo, alocar colaboradores para funções que se encaixam mais em seu perfil ou oferecer o treinamento que faltava para aquele líder gerir melhor a sua equipe.

Por fim, mas não menos importante, o People Analytics traz agilidade, alto desempenho e produtividade para a sua empresa. Além de tornar as tomadas de decisão sobre gestão mais justas, imparciais e assertivas. Tendo sempre o “bem estar” da empresa como objetivo.

Isso porque seus resultados são baseados em informações concretas, coletadas de diversas maneiras e analisadas de forma estratégica por meio de programas específicos. 

Ou seja, o People Analytics é o presente e futuro de uma gestão assertiva e moderna que tem como foco a evolução e o desenvolvimento.

Quando utilizar os dados na gestão de pessoas?

Em primeiro lugar, vale reforçar que o People Analytics é benéfico para organizações de todos os tamanhos e segmentos. Atualmente a metodologia é muito utilizada em momentos como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Planejamento do remanejamento de cargos e sucessões dentro do time já existente;
  • Escolha de treinamentos e capacitações assertivas;
  • Avaliações de Desempenho e Planos de Desenvolvimento Individuais. 

Além disso, você e sua equipe podem usá-la em outros momentos que acharem necessário. Lembre-se que esse método é muito versátil, sendo utilizado em incontáveis situações. E detalhe, para especialistas da área de gestão de recursos humanos o uso de dados vai evoluir cada vez mais nos próximos anos.

Perfil DISC x People Analytics

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância do perfil comportamental DISC nesse processo. Afinal, você sabe que quando falamos em gestão de recursos humanos estratégica e eficiente estamos falando em soluções feitas a partir de informações sólidas sobre o comportamento de cada colaborador, não é mesmo?

E é aí que entra a teoria DISC, uma vez que ao utilizar dados e gráficos extraídos dos testes DISC,  o gestor consegue compreender melhor como gerenciar e alocar cada profissional.

Então, agora que você compreende melhor o que é People Analytics e como ela é fundamental para uma empresa produtiva e competitiva está na hora de implementá-la em sua organização. 

E não se esqueça da importância do DISC para esse processo. Quer conhecer na prática todos os benefícios da nossa ferramenta exclusiva de perfil DISC? Faça uma demonstração gratuita!  

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005