Personalidade Estável no ambiente de trabalho

Profissionais com personalidade estável buscam colaboração e estabilidade no ambiente de trabalho.

Mas você sabe como isso se traduz no dia a dia de uma empresa? Pois neste post buscaremos responder essa questão, e dar dicas de como lidar com esses profissionais no trabalho, sejam eles líderes ou não.

Então vamos ver a definição mais direta de como é uma pessoa predominantemente estável.

O que é Personalidade Estável?

Em inúmeros processos seletivos a metodologia DISC (uma das principais ferramentas de assessment utilizada no mundo) é usada por profissionais de RH e gestores.

A teoria da metodologia é usar 4 fatores (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) para traçar o perfil de um profissional. E a personalidade estável vem desta letra S.

Profissionais cujo fator principal é o da estabilidade aparentam ser pessoas que não costumam demonstrar emoções. Elas são leais aos colegas de equipe e ao trabalho exercido, geralmente com um perfil sincero, agradável e bom ouvinte.

A rotina é que o mais motiva estas pessoas. Saber que o emprego dela não corre riscos, que o dia a dia não sofrerá grandes alterações. Portanto, mudanças repentinas podem deixar estes profissionais um pouco inseguros.

Como reconhecer pessoas estáveis no ambiente de trabalho

Tendo em mente que todo mundo possui traços das quatro personalidades, leia estas dicas como um guia falível. Para melhores resultados em identificar uma personalidade estável, o Teste DISC é sempre a melhor opção.

Assim, vamos às características que podem te ajudar a reconhecer uma pessoa estável.

  • Elas são agradáveis: aquele tipo de colaborador que faz amizade com todo mundo, e quase nunca recebem reclamações.
  • Elas são confiáveis: pessoas estáveis não têm motivo para entrar em atritos, e sempre respeitarão lideranças e hierarquias.
  • Elas são calmas: a personalidade estável é também extremamente calma. Assim, em situações de estresse, conte com ela para manter a equipe respirando fundo.
  • Elas são persistentes: por buscar estabilidade, é possível que estas pessoas persistam em um projeto ou emprego até que a meta seja atendida.

Personalidades estáveis formam líderes estáveis

Este é um ponto importante a se levar em consideração se você é um gestor ou profissional de RH. A personalidade estável costuma gerar líderes com características muito positivas.

Por serem abertos à opinião, estes líderes estáveis costumam dar mais voz aos seus liderados, tomando decisões compartilhadas. Isso gera respeito e a sensação de valorização em toda a equipe.

A harmonia é muito bem vista por estes profissionais, que valorizam o trabalho em equipe e raramente agem com impulsividade ou autoritarismo.

A melhor maneira de lidar com pessoas estáveis

Estabilidade pode ser confundida com monotonia. Então tenha certeza de que o profissional esteja sempre motivado e estimulado a procurar novos desafios.

Este profissional também pode ficar muito preso a orientações. Assim, uma certa autonomia deve ser trabalhada para que ele possa resolver problemas e conflitos por si só. Essa personalidade é muitas vezes metódica por excesso, o que prejudica a todos em sua volta. Portanto, mostrar que facilitar é sempre melhor que burocratizar é um bom caminho.

Conversar para passar tranquilidade ao profissional estável também é essencial para que ele não tema mudanças no dia a dia.

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