Personalidade Cautelosa: a conformidade no ambiente de trabalho

Na Metodologia DISC, a Personalidade Cautelosa está presente em pessoas analíticas e que amam seguir regras.

Essas pessoas também costumam ser cautelosas e organizadas. Mas, ao chegar no ambiente de trabalho, há certas maneiras de reconhecer e lidar com estas pessoas.

Quer saber como? Então continue aqui no post, e veja se você tem esse perfil ou se a sua empresa procura alguém assim.

O que é Personalidade Cautelosa? 

Uma das mais famosas ferramentas de assessment utilizada no mundo é a metodologia DISC. Por meio dela, profissionais de RH e gestores de equipe traçam o perfil de um profissional usando os 4 fatores da teoria: dominância, influência, estabilidade e conformidade. E é esta última letra que nos leva ao assunto do texto.

As pessoas de personalidade cautelosa, cujo fator DISC predominante é a conformidade, costumam ser profissionais extremamente analíticos e duros com regras, tanto com eles mesmos quanto com seus liderados.

Elas são motivadas e motivados por alto padrão e eficiência, ou seja, um ambiente de trabalho com organização estrutural e processos bem definidos fará bem a este tipo de profissional.

Como reconhecer pessoas cautelosas 

Todos temos características dos quatro fatores DISC dentro de nós. Mas alguns traços podem se destacar sobre outros de acordo com o fator dominante na nossa personalidade.

Nas pessoas cautelosas, temos algumas coisas que se sobressaem. E estas características estão listadas aqui embaixo, para que você tente reconhecê-las em você ou em algum colaborador:

  • Elas são cuidadosas: vamos combinar, você já esbarrou com o tipo de profissional que não dá valor para tarefas pequenas. Bom, este profissional não tinha personalidade cautelosa. Pois os cautelosos valorizam cada tarefa, e têm cuidado com todas elas.
  • Elas são sistemáticas: a famosa pessoa “certinha demais” pode trazer coisas boas para o ambiente de trabalho. Elas têm produtividade elevada, além de serem muito organizadas.
  • Elas fazem boas perguntas: por pensar nos detalhes de cada tarefa, a pessoa cautelosa percebe errinhos que outros colegas de equipe talvez não percebessem. E isso vem em forma das perguntas certas feitas na hora certa.
  • Elas muito críticas: os cautelosos têm certo receio de mudanças. Isso os torna pessoas críticas demais, pois ao se acostumarem com algo, lutarão para que aquilo continue daquele jeito.
  • Elas são perfeccionistas: isso significa que essas pessoas podem se destacar no seu trabalho com excelência Mas também podem estagnar por nunca achar que o trabalho delas está bom o suficiente para seguir para o próximo desafio.

Como lidar com a personalidade cautelosa no trabalho

Aqui deixamos um aviso. Estas dicas não são infalíveis, pois cada pessoa tem seu próprio tempo e personalidade. O que nós vamos fazer é indicar a melhor maneira de começar a entender e lidar com pessoas de personalidade cautelosa.

Uma coisa que sua empresa deve ter em mente é que pessoas assim gostam de regras e política empresarial. Elas querem saber a melhor maneira de agir de acordo com cada situação. Então uma conversa franca para evitar desencontros é essencial.

Outra dica é não deixar estes profissionais se perderem em detalhes. Se o projeto ou tarefa é simples, explique o motivo, e deixe claro quando é hora de apenas sentar e trabalhar, sem se dar atenção à detalhes que não mudarão o resultado.

Dê prazos reais para as tarefas desta pessoa, mas sinta-se à vontade para confortá-la caso este prazo não for alcançado. Pessoas cautelosas tendem a ser muito duras com elas mesmas, e o gestor deve estar atento para apaziguar situações em que estas pessoas colocam até mesmo a equipe para baixo por não confiarem no seu trabalho.

Como dissemos, estas dicas não são infalíveis. Por isso, fazer um bom Teste DISC é muito importante para que você conheça a si mesmo e aos colaboradores que chegarem na sua empresa.

Quer saber como avaliar o seu perfil comportamental e de outros colaboradores? 

Clique aqui embaixo e aproveite. A metodologia DISC tem muito a oferecer para você e sua empresa, e nós, da idealDisc, acreditamos no poder de transformação da gestão de pessoas.

Faça o seu teste DISC online agora mesmo, é grátis!

Confira também:

Posts Relacionados

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005