4 Desafios que os gestores estão enfrentando para liderar à distância

Quem disse que liderar à distância é tarefa fácil?

Toda mudança traz consigo inúmeros desafios, especialmente aquelas que acontecem de forma brusca e instável. E, quando falamos em fatores relacionados à saúde ou sociedade, os obstáculos se tornam ainda mais complexos, inclusive para liderar.

Por exemplo, a situação atual que vivemos com a pandemia do COVID-19. Inúmeras adaptações foram, e ainda estão sendo, necessárias para garantir a saúde e bem estar de todos. Já discutimos algumas dessas modificações, como recrutamento online e as tendências no mundo coorporativo após pandemia, para te auxiliar nesses tempos de adversidade.

E agora vamos demonstrar 4 desafios que os gestores estão enfrentando para liderar devido ao distanciamento social!

Os 4 obstáculos mais recorrentes para liderar à distância

Provavelmente você já deve ter conseguido adaptar toda a sua vida pessoal e rotina para esse ano. Mas, como anda as adaptações na gestão de sua equipe? Na gestão da produtividade e das entregas?

Você ainda sente seus colaboradores desmotivados ou inseguros com o futuro? Surgiram novos desafios que vocês estão enfrentando devido aos novos modelos de comunicação? Vocês estão conseguindo manter o alinhamento adequada no trabalho remoto?

Essas são apenas algumas reflexões iniciais e comuns entre os gestores. Com tantas mudanças repentinas, todos os líderes precisaram passar por adequações e transformações. Confira abaixo alguns pontos para você ficar atento:

1) Dificuldades na comunicação

A maioria das pessoas precisa da linguagem corporal para entender completamente o que está sendo transmitido. Para evitar que isso seja um problema, faça chamadas de vídeo para que os membros da equipe possam ver uns aos outros e compreender a mensagem como um todo.

Estimule diálogos e discussões em grupo para resolver problemas, debater a situação ou coletar sugestões para aprimorar a gestão atual.

2) Impacto na integração da equipe

Aproveitando o tema anterior, vale destacar também que a integração de quase todas as equipes sofreu algum abalo devido ao isolamento social. Mas, para contornar a situação, muitos gestores estão usando as reuniões virtuais para estimular a integração através de atividades de capacitação e desenvolvimento.

Por exemplo, combina-se de explorar um conteúdo que trará benefícios para a equipe, seja conhecimento ou soft skills. Pode ser escolhido um livro, um podcast, filmes, entre outros materiais. Na data combinada todos debatem sobre as conclusões encontradas.

3) Falta de confiança

Todos estamos lidando com a insegurança nesse momento, mas o pior a ser feito é acreditar que podemos resolver tudo sozinho. Ou seja, sempre delegue atividades de importância para os colaboradores que possuem capacidade técnica para te auxiliar.

Além de não ficar sobrecarregado, você estimulará o engajamento e desenvolvimento dos profissionais. Conceder autonomia sempre que possível é essencial.

4) Inflexibilidade com as necessidades da equipe

Por se tratar de situações tensas e complexas, alguns gestores se tornam inflexíveis com as necessidades ou solicitações diferenciadas da equipe. Apesar de acreditarem que a negativa manterá o desempenho consistente, essa atitude pode ocasionar o efeito inverso.

Como cada um reage ao estresse de uma maneira, é crucial ter empatia e flexibilidade para ponderar o que realmente precisa ser negado. Claro que limites precisam ser estabelecidos, afinal, esse é um contexto profissional. Mas tenha em mente que a rigidez extrema nunca é a saída.

Dica bônus

E sabe o que mais pode aprimorar a sua experiência de liderar à distância? Uma ferramenta de gestão de RH online, segura e adaptável a sua empresa.

Com a ferramenta IdealDisc você terá em mãos tudo que a metodologia DISC pode oferecer para extrair o melhor de cada um. Isso fará toda a diferença nesse momento!

Por exemplo, você sabe qual profissional da equipe reage melhor aos momentos de crise? Quais consegue ter controle emocional e tomar decisões racionais? Quais perdem a produtividade diante de incertezas?

Nosso intuito é ajudar você e sua equipe atingir alta performance, independentemente da situação.

Para conhecer na prática, clique aqui, faça o seu teste de perfil DISC gratuito e receba os relatórios exclusivos da nossa plataforma!

Confira também:

Descubra como desenvolver os colaboradores por meio do perfil comportamental.

Posts Relacionados

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005