Recrutamento e seleção: o que é e como contratar os melhores candidatos

Você sabia que um processo de recrutamento e seleção bem estruturado pode melhorar os resultados da sua empresa?

Certamente você já sabe como o processo de recrutamento e seleção é importante dentro das empresas. Afinal, essa é a porta de entrada de novos colaboradores. Ou seja, é o ponto de partida para a formação de equipes com performance elevada, alto engajamento e um bom alinhamento com a cultura organizacional.

Quando esse processo apresenta falhas, existem grandes chances de contratar os candidatos menos qualificados. Inclusive, vale reforçar que, segundo a Page Personnel, 9 em cada 10 colaboradores são desligados por conduta inesperada ou inapropriada. O que poderia ser evitado com um bom processo de seleção.

Por isso, recomendamos que os gestores sempre acompanhem as práticas que estão em alta e quais realmente trazem resultados para as empresas. Para saber mais, continue a leitura!

O que é recrutamento e seleção?

Chamamos de recrutamento e seleção as ações de RH responsáveis por atrair e selecionar os profissionais mais adequados para cada vaga da organização. Isso explica por que os dois processos são primordiais dentro das empresas.

Sabemos que contratar os candidatos errados pode gerar impactos consideráveis que vão desde perdas financeiras até problemas generalizados no desempenho das equipes. Ou seja, os profissionais de RH possuem um grande desafio para garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível.

Para isso, a maioria das empresas conta com ferramentas adequadas que utilizam testes de perfil comportamental para identificar uma série de fatores. Por exemplo: competências socioemocionais dos candidatos, comportamentos, perfil diante de determinadas situações como estresse ou pressão, aderência ao perfil da vaga, alinhamento com a cultura da empresa e muito mais!

Atenção: não misture as funções!

Vale lembrar que esse processo é composto por duas funções distintas: o recrutamento e a seleção. No primeiro, os recrutadores são responsáveis por gerar uma série de informações e estratégias para atrair os candidatos mais preparados do mercado.

Isso inclui atividades como: divulgação da vaga, criação de banco de talentos, coleta de currículos, fichas de inscrição, etc.

Na sequência, os recrutadores começam as etapas de seleção. Em outras palavras, eles avaliam todos os profissionais que se candidataram, seja através de testes, entrevistas por competência ou até mesmo dinâmicas. No final, a equipe de RH e o gestor da área selecionam o candidato com as melhores competências, habilidades e perfil comportamental.

Transforme sua forma de contratar novos colaboradores

1) Entrevistas online

Você sabia que as entrevistas online trazem inúmeros benefícios para o negócio?

Os ganhos são tão expressivos que inúmeras organizações já estavam implementando o processo de recrutamento e seleção virtual antes mesmo da chegada da pandemia e das restrições para respeitar o distanciamento social.

Para continuar lendo sobre o assunto, confira esse outro artigo: Entrevista online: dicas para realizar o recrutamento e seleção à distância

2) Plataformas com metodologia DISC 100% online

Por fim, não podemos deixar de falar sobre algumas ferramentas que ajudam, e muito, os gestores! Dentre elas, podemos citar duas que ganham cada vez mais destaque: testes de perfil comportamental e plataformas DISC que fornecem análises avançadas.

Por exemplo, você sabia que hoje o RH consegue avaliar se um candidato possui perfil comportamental adequado para uma vaga específica? Através de plataformas como a idealDisc, os recrutadores já conseguem aplicar testes DISC 100% online e avaliar os resultados para identificar quem são os profissionais mais aderentes ao cargo, ao setor e às responsabilidades exigidas.

Dessa forma, além de garantir uma contratação que trará produtividade e lucratividade para o negócio, as empresas também otimizam o tempo dos gestores de cada departamento. Isso ocorre porque esses gestores só receberão para a entrevista final os melhores profissionais do mercado!

Quer descobrir como tudo isso funciona na prática? Então venha conferir todas as soluções que a idealDisc tem para aprimorar o seu recrutamento e seleção.

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005