Por que utilizar entrevista por competência em suas seleções?

Aprenda o que é e quais as vantagens de seleção por competência

Antigamente, ter um diploma ou uma pós graduação era praticamente uma garantia para entrar em uma boa empresa. Entretanto, essa realidade mudou muito nos últimos anos.

Com o aumento de universidades, programas estudantis e acesso à informação, inúmeros profissionais conseguiram aprimorar os seus conhecimentos. Tal fato tornou o mercado ainda mais competitivo. E, consequentemente, dificultou a vida dos recrutadores.

Continue a leitura para saber mais.

Transformações no mundo corporativo

Não foram só os profissionais que mudaram nos últimos anos. As empresas passaram por várias transformações e processos de humanização que ainda trazem novas perspectivas e metodologias para o mercado.

Por exemplo: hoje, colaboradores que sabem se comunicar, que são colaborativos e controlam suas emoções conseguem espaços de destaque pois somam consideravelmente nos times.

Entretanto, avaliar essas habilidades conhecidas como soft skills não é tarefa fácil para os recrutadores. Diante disso, como será que ficou a rotina deles? Será que existe uma maneira de identificar e contratar os profissionais mais qualificados? Sim!

É claro que não existe fórmula de recrutamento mágica que evite o turnover ou colaborador inadequado ao cargo. Porém, existem maneiras que, aliadas às novas tecnologias e profissionais capacitados, podem sim ajudar a tornar esse processo mais objetivo.

O que é entrevista por competência?

É um processo meticuloso e específico de seleção e recrutamento utilizado por gestores de RH que tem o objetivo de analisar com mais profundidade os candidatos. Ele é baseado no conjunto HCA (Habilidade, Competência, Atitude) e é realizado através de várias etapas que variam conforme a empresa.

Ao longo do processo serão testadas as habilidades sociais, comportamentais e o perfil do candidato. Para isso, são utilizadas dinâmicas em grupo, questionamentos hipotéticos e situações vivenciadas no passado. Algumas empresas também utilizam testes de perfil comportamental, psicológico ou até mesmo de estresse.

Com esses resultados os recrutadores possuem um embasamento maior e mais próximo da realidade para verificar se o candidato consegue lidar com todos os aspectos da função.

Vale lembrar que também são avaliadas as competências técnicas e o conhecimento específico da área, bem como o histórico profissional. É importante não confundir ou acreditar que nesse tipo de entrevista são levadas em consideração apenas as soft skills.

Vantagens da entrevista por competência

Por ser um processo de seleção que demanda tempo e esforço, muitas empresas deixam de utilizar. Entretanto, o custo-benefício que ele oferece é muito mais vantajoso para o negócio quando comparado com outras técnicas. Principalmente quando levamos em conta o longo prazo e os resultados trazidos pelos profissionais contratados.

Por ser detalhado e englobar desde a formação até o perfil comportamental, esse processo de seleção diminui a chance de haver futuros contratempos ou má adaptação na vaga. Outro ponto favorável é a diminuição da subjetividade, uma vez que haverá embasamento técnico em dados reais.

Correlação entre cargos e perfil dos candidatos

Com a utilização de ferramentas adequadas, como a nossa plataforma idealDisc, os recrutadores conseguem incluir análises mais rebuscadas. Por exemplo, avaliar se o perfil do candidato corresponde com o esperado para o cargo.

Essas informações antecipam alguns cenários para os gestores, favorecendo contratações que trarão retorno financeiro ao invés de custos com o turnover. Sem contar que isso acaba fortalecendo a cultura interna, uma vez que todos os colaboradores apresentam valores e perfis semelhantes ou complementares.

Aumento da produtividade e engajamento

A produtividade e o faturamento da empresa também ganham com esse modelo de entrevista. Ao testar as habilidades, competências e atitude de cada candidato, o recrutador consegue identificar aqueles que possuem potenciais elevados.

Essa contratação assertiva traz para dentro da empresa profissionais com boa performance que contribuem significativamente para o crescimento como um todo.

Que tal colocar em prática?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre entrevista por competência, temos um convite:

Faça uma demonstração gratuita da nossa plataforma e descubra o seu perfil DISC!

Isso mesmo, além de conhecer melhor as suas características, você receberá relatórios exclusivos que são fornecidos pela nossa plataforma. Descubra como a aplicação do teste DISC pode potencializar os resultados do processo seletivo e de gerenciamento de talentos na sua empresa!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005