Mas ao usar a Metodologia DISC para traçar as diferentes personalidades no ambiente de trabalho, podemos ter uma base de como uma equipe reagirá a certo desafio, ou à chegada de um novo colega de equipe.
Quer saber como? Então continue com a gente neste post.
A metodologia DISC, como você já deve saber, se utiliza de 4 fatores para analisar o perfil de uma pessoa: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
É em cima destes quatro fatores que podemos traçar 4 diferentes personalidades no ambiente de trabalho, usando o teste DISC.
É bom lembrar que todos temos traços dos quatro fatores. Portanto, temos traços das 4 personalidades resultantes, cada uma prevalecendo em cima da outro dentro do no nosso ser.
Em cima dos quatro fatores, temos o surgimento de quatro personalidades diferentes.
A primeira personalidade, em que o fator DISC da Dominância prevalece, indica pessoas decididas e motivadas por desafios. Estas pessoas costumam ser muito competitivas, despertando às vezes sentimentos de raiva quando em busca de resultados.
A Influência é o fator que prevalece na segunda personalidade. Diferente do dominante, o influente é motivado por liberdade e criatividade, buscando sempre o relacionamento com a equipe e boa conversa para entender o outro lado. Pessoas com este perfil são inspiradoras e populares, e levam otimismo e confiança para os outros à sua volta.
Como a palavra já diz, o fator Estabilidade é o que prevalece aqui. Profissionais com personalidade estável buscam colaboração e, adivinha só? Estabilidade no ambiente de trabalho. Pessoas assim não costumam demonstrar emoções, mas são leais aos colegas de equipe e ao trabalho exercido. São pessoas sinceras, agradáveis e muito boas ouvintes.
A última personalidade leva o fator Conformidade como prevalecente. Os profissionais cautelosos são analíticos, e simplesmente amam seguir regras. Buscam precisão no trabalho, e são motivados por alto padrão e eficiência. Pessoas com este perfil são analíticas, perfeccionistas, mas podem sofrer com o medo da quebra de padrões, quando as regras não são seguidas por outros colaboradores.
Em posts futuros nós entraremos em detalhes sobre cada personalidade. Por enquanto, você deve saber o seguinte: lidar com pessoas é sempre um desafio, não importa o perfil dela.
Você, gestor de equipe ou profissional de RH, já deve ter percebido isso. Aliás, nós aprendemos isso desde criança, quando o primeiro coleguinha tirou o brinquedo de nossa mão e tivemos que aceitar que devemos emprestar nossas coisas. E isso pode até ser uma boa metáfora para mostrar a reação dos diferentes perfis em uma situação de desconforto.
Lide com as personalidades sabendo que todos nós carregamos esses 4 perfis dentro de nós. Essa é a melhor dica de todas. Somos todos diferentes, mas carregamos esse elo em comum.
Pessoas são sempre pessoas. E pessoas são complexas.
Faça uma demonstração gratuita da nossa ferramenta. Prometemos que você se surpreenderá com o resultado.
É só clicar no link abaixo que ajudamos você e sua empresa nessa eterna busca pelo conhecimento e evolução.