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A gestão comportamental foca no bem estar dos colaboradores e no desenvolvimento de suas habilidades profissionais.

A gestão comportamental surgiu com base em estudos a respeito de motivação e comportamento humano. Em outras palavras, essa metodologia tem a função de gerir pessoas com base em seus perfis comportamentais. Sendo assim, o setor de recursos humanos deixa de se preocupar apenas com questões burocráticas e passa a se preocupar com o capital humano. E sabe o porquê?

Pelo simples fato de perceberem que para a empresa crescer é preciso entender as necessidades dos profissionais que fazem parte dela, logo, a gestão comportamental é uma aliada na hora de definir cargos de forma precisa e eficaz.

Benefícios da gestão comportamental

Não é possível elencar todos eles aqui, então vamos listar os principais.

1) Valorização dos colaboradores

Ao aplicar a gestão de comportamental, o primeiro reflexo é a valorização do capital humano da empresa. Entendendo o perfil de cada um, é possível adequar as estratégias da empresa, treinamentos e metas de acordo com a necessidade da equipe. Como resultado, a empresa cresce e seus colaboradores se desenvolvem.

2) Recrutamento e seleção

Após compreender as características de cada perfil comportamental, é possível fazer um processo seletivo assertivo, voltado para o que a empresa realmente necessita. Isso faz com que toda a equipe caminhe na mesma direção e consequentemente a produtividade aumente. Além disso, um lugar em que todos possuem o mesmo objetivo se torna um ambiente mais agradável.

3) Redução de custos

Assunto importante para empresários e gestores, a redução de custos é uma realidade com a gestão comportamental. Não dá para apontar todos os pontos em que esse benefício se enquadra, por isso, vamos trabalhar com um exemplo.

Um fato conhecido é que um processo seletivo envolve dinheiro e tempo do setor de RH. Sendo assim, descobrir depois de um período que o novo contratado não atende as necessidades da empresa faz todo o investimento ir água abaixo. Logo, a gestão comportamental é a solução para isso por atuar na raiz do problema.

Outro exemplo está relacionado as avaliações de desempenho. Com elas, é possível manter o profissional motivado e focado para desempenhar suas funções. Dessa forma, as chances de ter as metas alcançadas aumenta pelo menos em 50%.

Mas para adotar essa metodologia na empresa você precisa entender também a teoria DISC.

Uma breve explicação da metodologia DISC.

Advinda de um livro chamado As Emoções das Pessoas Normais e escrito pelo psicólogo William M. Marston, a teoria DISC é baseada na influência de fatores internos e externos sobre o comportamento humano. Em cima disso, surgiram os quatro fatores que dão nome a essa metodologia. São eles:

  • Dominância
  • Influência
  • Estabilidade
  • Conformidade

Logo, sabendo a forma como os indivíduos reagem frente a influências do dia a dia, é possível fazer análises mais certeiras e decidir com precisão quais serão os próximos passos.

Além disso, a metodologia DISC é muito mais complexa e conta com perfis comportamentais que auxiliam na tomada de decisões desde a contratação até a seleção de novos líderes.

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Saiba como incorporar a gestão comportamental

Anteriormente explicamos um pouco a respeito da gestão comportamental e da metodologia DISC. Sendo assim, ficou clara a importância de utilizá-la, não é mesmo? Entretanto, sua aplicação não é tão simples como parece. Então, preparamos algumas dicas que irão te ajudar a se tornar um especialista no assunto.

1) Entenda as facilidades e dificuldades de cada perfil

Antes de aplicar definitivamente a gestão comportamental, é preciso entender como cada personalidade reage a determinada situação. Dessa forma, é possível traçar estratégias que irão reforçar as características positivas de cada colaborador.

2) Faça um mapeamento dos colaboradores

É importante descobrir o perfil comportamental da sua equipe. Com isso, eles podem ser remanejados para a área que mais combina com suas habilidades e consequentemente os tornam mais produtivos. Além disso, depois de entender a personalidade de toda a equipe, é possível trabalhar para desenvolver as habilidades dos colaboradores.

3) Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível fazer análises, classificações e apuração de resultado de forma simples e prática. Basta apenas um programa que seja capaz de integrar todas essas informações. Uma boa ferramenta de gestão comportamental deve ser capaz de oferecer relatório de perfil, cargo e equipe, além de proporcionar um ranking de busca por candidatos.

E não para por aí! Juntamente com um bom sistema é necessário saber utilizar o perfil comportamental DISC de forma estratégica. Sendo assim, te apresento o melhor curso do mercado para se tornar um analista DISC e ter capacidade para gerir os melhores profissionais.

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