Como-anda-a-integração-de-colaboradores-na-sua-empresa

Qualquer profissional de recursos humanos sabe a dificuldade que é encontrar o candidato ideal em um processo de recrutamento e seleção. Sabe também o quanto é frustrante quando esse novo colaborador decide se desligar da empresa pouco tempo depois de sua contratação. Mas, você sabia que existe um processo que pode evitar esse desligamento precipitado? Com uma boa integração de colaboradores sua empresa não passará mais por situações como essa.

Então, para te ajudar a entender melhor o que é a integração de colaboradores, preparamos esse artigo para apresentar algumas dicas de como aplicá-la nesse novo cenário híbrido que vivemos. Continue a leitura para saber mais!

O que é integração de colaboradores?

Como o nome já deixa subentendido é o processo de adaptação dos novos colaboradores com a empresa. Ou seja, são as ações que visam facilitar a entrada desse novo membro para a equipe.

Basicamente para uma boa integração, os novos colaboradores precisam passar pelos 4C ‘s. Sendo eles:

  • Conformidade: momento dos ensinamentos burocráticos da empresa como regras, políticas internas e afins
  • Clarificação: onde é esclarecido quais as funções, prioridades, ferramentas e o que é esperado do novo colaborador.
  • Cultura: aqui o novo integrante da equipe aprende um pouco mais sobre a cultura, história, missão e valores da empresa.
  • Conexão: por fim chega o momento da confraternização com os demais colaboradores de sua equipe e da organização.

Inclusive, para muitos especialistas da área de gestão de recursos humanos muitas etapas da integração podem acontecer durante o processo de recrutamento e seleção.

Qual a importância de uma integração de colaboradores assertiva?

Não podemos deixar de destacar suas vantagens quando falamos sobre a importância de um bom processo de adaptação dos novos colaboradores. Por exemplo, com uma integração assertiva você consegue diminuir o tempo de adaptação e o turnover dos novos colaboradores.

Com um novo integrante da equipe sabendo como tudo funciona, quais ferramentas utilizar em cada situação e quem são seus colegas de trabalho, ele vai demorar menos tempo para demonstrar sua produtividade e alta performance. Isso porque será possível compreender mais rápido qual o seu papel no dentro do negócio.

Como implementar uma boa integração de colaboradores mesmo em empresas híbridas? 

1) Briefing detalhado sobre a empresa e o cargo antes do primeiro dia

Com certeza você quer oferecer um primeiro dia memorável para os seus novos colaboradores, fazendo com que eles sintam que fizeram a escolha certa, não é mesmo?  Então, faça o briefing com ele sobre a empresa e o cargo antes do primeiro dia.

Desse modo você estará deixando ele livre para explorar e conhecer seu mais novo ambiente de uma maneira mais interativa do que despejando um monte de informações. E caso sua empresa esteja remota, pense em investir em designs e ferramentas de storytelling para contar a jornada da empresa, suas dificuldades e superações. Assim passará a sensação de pertencimento e orgulho para seus novos colaboradores.

2) Treinar e oferecer mentoria para adequação eficaz 

Outro ponto fundamental é oferecer treinamentos para seu novo colaborador logo na primeira semana para a sua produtividade não ficar baixa. Treinamentos de capacitação para ferramentas e softwares da empresa, como também dos processos e modo de fazer cada tarefa. Lembrando que esses treinamentos podem ser remotos.

Além disso, outra boa opção é disponibilizar um período de mentoria com um dos seus colaboradores mais eficientes e experientes do departamento. Afinal, nada melhor do que aprender na prática com quem tem bons resultados.

3) Conhecer o perfil comportamental do novo colaborador

Por fim, utilizar ferramentas como, por exemplo, o teste DISC na hora de planejar as atividades de integração dos colaboradores ajuda muito. Isso porque, ao realizar o teste comportamental do candidato no período de recrutamento você já terá o resultado e as informações necessárias na hora de sua adaptação na empresa.

Isso quer dizer que com essas informações você e sua equipe de RH podem desenvolver atividades que deixarão o candidato mais à vontade e seguro desde o primeiro dia. Por exemplo, se o perfil de seu novo colaborador for Influente você estará seguro que atividades de apresentação e dinâmicas em grupo serão ótimas indicações para sua adaptação.

idealDisc: a ferramenta DISC que está com você desde a seleção e integração dos colaboradores até o dia a dia da equipe

Quer usar a ferramenta Disc pode ajudar na integração de novos colaboradores? Com a idealDisc você terá isso e muito mais. Nossa ferramenta é desenvolvida para acompanhar e aprimorar  colaboradores, reter os talentos de sua empresa, gestão de planejamentos de cargos de sucesso e mais!

E tem mais, estamos com um desconto exclusivo de outubro: 20% no primeiro ano do nosso plano ilimitado! Com ele você começa a aperfeiçoar sua empresa ainda neste ano, acredite isso é possível. Além disso, desfrute de todas as vantagens desse plano durante 2022! Para mais informações e garantir essa oportunidade limitada é só clicar aqui!

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005