metas-individuais

Com o início de um novo ciclo, fazer um balanço dos resultados e gaps superados para então estabelecer metas realistas é uma prática fundamental para o ambiente corporativo. No entanto, para alcançar o sucesso real, é essencial que essas metas individuais estejam alinhadas não apenas com as expectativas da empresa, mas também com as características de cada colaborador.

Ou seja, estabelecer metas de acordo com o perfil comportamental de cada integrante da equipe ajuda a aumentar a produtividade e a sinergia entre os mesmos. Sendo assim, preparamos esse artigo para te ajudar na criação dos novos objetivos dentro da metodologia DISC.

Qual a importância do alinhamento das metas individuais com o Perfil DISC?

Como você já está familiarizado, a metodologia DISC categoriza os perfis comportamentais de acordo com a característica dominante de cada colaborador. Entender como cada perfil é motivado e se mantém engajado é um ponto fundamental na hora de criar metas realistas.

Claro, cada indivíduo possui uma personalidade única e considerar essas características junto com suas vivências pessoais ao estabelecer metas é o segredo para maximizar a eficácia e o engajamento.

Uma metodologia que gera ótimos resultados quando alinhado ao DISC e feito de maneira estratégica é a OKR. Esse método de gestão de desempenho também é uma opção de destaque atualmente dentro do universo corporativo.

Basicamente ela mantém todos os colaboradores alinhados com os objetivos centrais da organização para determinado período. Além disso, ela separa alguns “resultados chaves” que devem ser acompanhados constantemente por toda a equipe para manter a produtividade e entrega em dia.

Como implementar OKR individuais com base no perfil DISC?

Ao vincular as metas seguindo a metodologia OKR ao perfil DISC, é possível criar objetivos personalizados que considerem as habilidades, preferências e desafios específicos de cada colaborador.

Aqui estão cinco exemplos de metas alinhadas com os perfis DISC para ajudar seu RH a traçar um caminho de sucesso em 2024:

1) Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Para colaboradores com perfil “I” (Influência), estabeleça metas que envolvam a ampliação de redes profissionais, participação em eventos e desenvolvimento de habilidades de comunicação. Já para aqueles com perfil “C” (Conformidade), concentre-se em treinamentos técnicos e certificações que promovam a excelência no desempenho.

2) Metas individuais: Liderança e Colaboração

Colaboradores com perfil “D” (Dominância) podem se beneficiar de metas relacionadas ao desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão de projetos. No entanto, para aqueles com perfil “S” (eStabilidade), as metas que promovem a colaboração e a construção de relacionamentos podem ser mais adequadas.

3) Inovação e Criatividade

Para perfis “I” (Influência) e “D” (Dominância), metas que incentivem a busca por soluções inovadoras e a implementação de ideias criativas são ideais. Então estabeleça objetivos específicos para a geração de novas ideias e sua aplicação prática.

4) Eficiência Operacional

Colaboradores com perfil “C” (Conformidade) geralmente se destacam na eficiência operacional. Estabeleça metas que visem otimizar processos, implementar melhorias e garantir a conformidade com as políticas e procedimentos da empresa.

Ao alinhar as metas de início de ano com o perfil DISC de cada colaborador e implementar a metodologia OKR, seu RH estará construindo o caminho para um ano produtivo e bem-sucedido. Lembre-se, o sucesso corporativo não é apenas atingir metas, mas garantir que essas metas estejam alinhadas com as estratégias, a cultura e valores da organização.

Não se esqueça de acompanhar nossas redes sociais para se manter informado sobre conteúdos e dicas relevantes para otimizar ainda mais a sua gestão de pessoas. Instagram, LinkedIn e Facebook.

 

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3983-2615
contato@idealdisc.com.br
Rua do Russel, 804 – 4º Andar – Glória – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010