vagas-afirmativas

Um dos pilares em uma estratégia de ESG assertiva é a inclusão social. Para isso, muitas organizações atualmente utilizam de vagas afirmativas para garantir que minorias da sociedade também participem de sua equipe. Afinal, esse tipo de seleção é desenvolvido especialmente para incluir pessoas de determinado grupo vulnerável perante a sociedade dentre os colaboradores da empresa.

Claro, é preciso planejamento estratégico, alinhamento à cultura, assim como, um processo seletivo justo e bem estruturado para encontrar o melhor talento para o cargo disponível. Então, para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema, que ainda é recente para a maioria das organizações, preparamos esse guia rápido.

Qual o objetivo das vagas afirmativas?

Como dito acima, seu principal objetivo é incluir dentro do mercado de trabalho grupos sociais vulneráveis e tido como minorias. Inclusive, além de ser uma das garantias de direito da Constituição Brasileira de 1988, a igualdade e inclusão social são protegidas pela legislação através de estatutos e leis. São eles:

Qual a sua importância?

Além de trazer diversidade e criatividade através dos talentos de todas as esferas sociais, abrir vagas afirmativas em seus processos seletivos ajuda a atrair os melhores candidatos disponíveis. Uma vez que trabalhar em organizações com políticas de ESG eficientes é considerado tão crucial quanto o salário atualmente.

Também é uma maneira de reforçar a cultura organizacional e alinhar as metas e valores da empresa em relação às questões sociais. Ajudando assim na manutenção dos colaboradores que já fazem parte da equipe.

Mas é preciso reforçar a necessidade de estabelecer uma estratégia para a quantidade e qualidade dessas oportunidades com a sua equipe de gestão de pessoas. Afinal, você quer incluir as minorias em cargos que realmente tragam inclusão e diversidade para a empresa.

Quem pode se candidatar para vagas afirmativas?

Em geral, as vagas afirmativas são destinadas para as minorias da sociedade, mas tudo dependerá do planejamento da organização. Ou seja, essas oportunidades podem ser destinadas a várias esferas ou apenas uma. Atualmente elas são classificadas em diferentes grupos, por isso a estruturação para esses cargos precisa ser realizada com atenção e consciência. Geralmente eles são separados em:

  • Pessoas negras;
  • População indígena;
  • Pessoas LGBTQIA+;
  • Mulheres;
  • Pessoas com deficiência (PcD);
  • Baixa renda;

Lembrando que para que seu processo de recrutamento e seleção seja eficiente, é necessário detalhar ao máximo as especificações para quem deseja se candidatar. Por exemplo, se sua organização quer contratar um líder negro, precisa especificar que aquela vaga será destinada somente a pessoas negras que possuam as habilidades necessárias para o cargo.

Qual a diferença de vagas afirmativas e exclusivas?

Na realidade não existe diferença entre elas, o que muda é apenas o nome. Atualmente as ações afirmativas fazem parte da estratégia ESG, que visa o comprometimento com a sociedade e o meio ambiente dentro do ambiente corporativo. Por isso, hoje é mais comum encontrar a nomenclatura de vagas afirmativas.

Aliás, organizações com ações afirmativas que realmente fazem a diferença para a sociedade ou comunidade que se encontra acaba não apenas atraindo e retendo mais talentos como também consumidores defensores da marca. Ou seja, mais um motivo para sua empresa começar a implementar essas oportunidades em seus novos processos de recrutamento e seleção.

Como implementá-la em seu processo seletivo?

Primeiramente, como já dissemos anteriormente, é necessário planejar com atenção e auxílio de sua equipe de recursos humanos como implementá-las seguindo os valores e a cultura da empresa. Também é preciso consciência de disponibilizar todos os tipos de funções, especialmente cargos de alta responsabilidade para vagas afirmativas.

Por fim, você não deve abrir mão de metodologias e ferramentas de RH estratégico nesse processo, afinal você quer um talento que corresponda às suas expectativas. Sendo assim, fazer um teste DISC e uma análise do resultado correlacionando com as habilidades necessárias para a vaga e sinergia da equipe é fundamental.

Agora você já sabe um pouco mais sobre vagas afirmativas. Para continuar se atualizando sobre tendências e ferramentas para gestão de pessoas é só seguir nosso LinkedIn, Instagram ou Facebook.

 

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3983-2615
contato@idealdisc.com.br
Rua do Russel, 804 – 4º Andar – Glória – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010