Programas de reconhecimento: o que é, benefícios e como implementar

Você sabia que nosso cérebro é programado para trabalhar com sistemas de recompensas? Por isso que nos sentimos motivados a realizar atividades que nos trazem satisfação pessoal ou profissional. Aliás, muitas organizações utilizam isso à seu favor com programas de reconhecimento.

Afinal, nada melhor do que a motivação para manter seus colaboradores engajados e dispostos a enfrentar os desafios da rotina e os obstáculos para conclusão de metas.

E para você entender melhor como essa estratégia pode ser benéfica, preparamos um artigo completo sobre o tema. Leia até o final para saber mais. 

O que são programas de reconhecimento?

Os programas de reconhecimento fazem parte da política da empresa e ações de valorização dos colaboradores. Seu principal objetivo é reconhecer o esforço, dedicação e entrega dos profissionais.

E aqui vale uma observação importante: hoje em dia a recompensa ou valorização dos profissionais não se resume mais apenas ao dinheiro. Inclusive, para gerações mais jovens gratificações que promovem o desenvolvimento profissional e pessoal são mais vantajosas.

Por isso, os gestores e o RH precisam criar ações assertivas, que façam sentido para o perfil da equipe de trabalho. Além disso, para serem justos e acessíveis, os programas de reconhecimento precisam ter regras transparentes e bem definidas.

Por fim, assim como toda ação interna, esses programas também precisam ser bem estruturados para que se mantenham alinhados com a cultura e objetivos da organização. 

Quais os benefícios de um programa de reconhecimento assertivo e eficiente?

Estratégias bem planejadas que procuram presentear os colaboradores com o que eles realmente desejam e precisam, sem se desviar da cultura organizacional, trazem inúmeros ganhos. Os principais são:

  • Aumento da motivação e do engajamento geral;
  • Habilidades como criatividade, proatividade e autonomia se tornam características naturais das equipes;
  • Diminuição de turnover, absenteísmo, quiet quitting e outros perigos para produtividade e desempenho;
  • Clima organizacional saudável e fortalecido com maior integração entre colaboradores;
  • Melhor atendimento e suporte aos clientes;

Agora que você já sabe o que é e suas vantagens, está na hora de aprender a implantá-lo com sua equipe.

Como implementar um programa de reconhecimento?

Primeiramente é preciso conhecer a fundo as necessidades e anseios de seus colaboradores. Afinal, você quer recompensá-los com algo que faça sentido para eles e que continue com a estimulação de seu desenvolvimento.

Sendo assim, utilizar ferramentas para realizar pesquisa de clima organizacional e coleta de feedbacks e sugestões para melhoria são essenciais na hora de planejar essa política de recompensas. Também é importante estabelecer parâmetros claros, justos e impessoais para avaliações de desempenho que farão a gestão de metas do programa.

Plataformas para otimizar o setor de RH que coletam, armazenam e correlacionam esses dados, levando em conta o lado humano, fazem toda a diferença para um programa assertivo e alinhado com as expectativas (tanto do colaborador quanto da organização).

Um bom exemplo é a plataforma da idealDisc, que fornece avaliações e análises de perfil comportamental dos profissionais e das equipes de trabalho. Dessa forma fica muito mais fácil compreender as características individuais e de personalidade de cada colaborador para criar um programa de recompensa que traga resultado.

A seguir você confere alguns exemplos de ações que podem fazer parte da sua estratégia de recompensas.

1) Reconhecimento na rotina

Como visto acima, reconhecer os esforços diariamente faz parte de um programa eficiente. Além disso, ajuda na consolidação da confiança, melhora a comunicação e estimula o empenho máximo nas entregas.

Simples ações como elogios, reconhecimento de uma ideia, escuta ativa a todo momento e até mesmo um coffee break mais caprichado uma vez por semana são ótimas oportunidades para valorizar a sua equipe.

2) Reconhecimento de datas comemorativas

Outra forma de recompensa inteligente e que satisfaz os colaboradores são as celebrações de datas comemorativas. Sejam elas individuais, como aniversário e celebração de mais um ano na empresa, ou colaborativas como a finalização de um projeto longo.

3) Reconhecimento público e nas redes sociais

Reconhecer seus funcionários publicamente ajuda no fortalecimento da marca no universo corporativo. Além de tornar o negócio mais atrativo para novos talentos. Afinal, quem não escolheria trabalhar em uma empresa que valoriza e estimula o desenvolvimento profissional?

Por isso, sempre que houver oportunidade publique elogios nas páginas sociais de sua equipe. Lembrando que é fundamental manter o profissionalismo nas postagens, sempre seguindo as políticas da empresa e RH.

Pronto, agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto ficou fácil ajustar o seu programa de reconhecimento para as necessidades reais da organização. Lembrando que no blog da idealDisc você sempre encontra conteúdos para otimizar a sua gestão de pessoas.

 

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3983-2615
contato@idealdisc.com.br
Rua do Russel, 804 – 4º Andar – Glória – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010