gestão-de-mudança

O final do ano sempre traz relevância para alguns tópicos como novos ciclos, gestão de mudança, culturas empresariais resilientes, balanço de metas entre tantas outras. Afinal, sempre existem adaptações e otimizações de um ciclo para outro.

Sendo assim, ter esclarecimento sobre esses tópicos é fundamental para se preparar para um futuro onde desafios e influências externas não serão um obstáculo para o resultado da equipe.

Então, para te ajudar a entender como uma gestão da mudança assertiva é a chave do sucesso para uma cultura resiliente, preparamos esse artigo.

O que são culturas empresariais resilientes?

Você já deve estar cansado de ler sobre o papel de uma cultura assertiva para o bom funcionamento de uma organização, não é mesmo? Mas o que talvez não saiba é que uma cultura resiliente é o que de fato mantém as empresas em funcionamento durante períodos adversos.

Isso porque ela é pautada na compreensão, planejamento e superação de imprevistos, sejam eles internos ou externos.

Ou seja, ela estimula, através da gestão da mudança, comportamentos que tragam tranquilidade, objetividade e produtividade independente da situação que possa estar sendo vivenciada.

Claro, assim como qualquer outra ela deve estar alinhada com os valores, missão e objetivos da organização.

Do mesmo modo, precisa ter as metas disponíveis para todos os colaboradores de maneira assertiva. Afinal, comunicação bilateral transparente e eficiente é o que sustenta os resultados e bom funcionamento na rotina da organização.

Mas o que é gestão de mudança?

É uma estratégia de gestão focada para as mudanças que podem acontecer. Desde novos contratos temporários, mudanças de cargos ou equipes, novas funções ou produtos, consequências por eventos externos ou internos e até planejamento de novos ciclos.

Seu principal objetivo é fazer com que a adaptação às mudanças sejam mais orgânicas e o menos impactante para os colaboradores e suas rotinas.

Não é por acaso que ações como: análise de dados e perfis dos colaboradores, planejamento e comunicação assertiva são alguns pilares de uma boa gestão de mudanças. Afinal, é através dessas iniciativas que os gestores percebem a real situação, seus impactos negativos e como resolvê-los ou até mesmo antecipá-los. Ela acaba sendo uma peça chave para o enfrentamento positivo de qualquer tipo de mudança.

Algumas ferramentas de gestão de pessoas são aliadas para sua assertividade. Por exemplo, plataformas de perfil DISC que avaliam o comportamento e trazem insights cruciais sobre cada colaborador. E a seguir você aprende como.

Qual o papel do DISC na gestão de mudança e culturas empresariais resilientes?

Como você já viu em nosso blog, o perfil comportamental DISC é uma das metodologias mais atualizadas e assertivas atualmente no âmbito da análise do comportamento. É através da identificação da personalidade do colaborador que o planejamento se torna mais realista.

Por exemplo, é possível antecipar atitudes de resistência a mudanças e dificuldades que um colaborador com perfil estável terá para lidar com determinada crise.

Também é possível prever quais habilidades e pontos fortes serão exaltados durante esses momentos mais complicados. Afinal, não existe perfil melhor ou pior, o que há é maior ou menor compatibilidade de perfis com determinada função ou situação.

Além disso, dependendo da ferramenta que você estiver utilizando, existe a possibilidade de prever ou superar os pontos de conflito na sinergia em equipe.

Como a plataforma idealDisc é possível analisar dados de perfil comportamental individual, de equipes e até mesmo uma correlação entre cargos e colaboradores. Perfeito para empresas que buscam uma cultura empresarial resiliente e adaptada para enfrentar mudanças com a melhor performance possível.

Agora você já sabe o que são culturas empresariais resilientes e o papel da gestão da mudança baseada em perfil DISC. Para saber como nossa ferramenta pode otimizar sua gestão de pessoas é só entrar em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo.

 

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3983-2615
contato@idealdisc.com.br
Rua do Russel, 804 – 4º Andar – Glória – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010