como analisar o perfil de uma pessoa

Para quem não está acostumado com a rotina de gestão de pessoas ou trabalhos no ramo psicológico, analisar perfil de uma pessoa pode parecer muito complicado. Mas com a ajuda de metodologias e ferramentas essa tarefa se torna mais simples e assertiva.

Principalmente com teorias que se baseiam nos perfis comportamentais. Ou seja, segundo estudos e análises nessa linha de pensamento é possível classificar os principais tipos de comportamentos humanos.

Inclusive, você sabia que com a metodologia DISC analisar perfil se torna uma tarefa eficaz e crucial para o bom desempenho das equipes?

O que é teste DISC e como ele ajuda a analisar perfil em RH?

O teste DISC é uma ferramenta usada para determinar o tipo comportamental predominante da pessoa analisada.

Segundo essa metodologia, existem 4 tipos de perfis comportamentais e todos possuem um que exerce mais influência em sua personalidade. São eles:

Saber qual o fator mais predominante, assim como a combinação de fatores, ajuda na hora de analisar comportamentos, planejar estratégias e até mesmo antecipar problemas envolvendo pessoas.

Aliás, a sua equipe de RH e gestores podem se beneficiar, e muito, com essas informações. Afinal, elas são ferramentas cruciais para diminuir o número de turnovers e quiet quitting, além de acabar com cargos de alta rotatividade.

Como analisar perfil de pessoas a partir dos resultados de um teste DISC?

A melhor forma de analisar o perfil de seus colaboradores a partir do teste DISC é utilizando plataformas especializadas nisso. Isso porque elas são criadas seguindo os objetivos e padrão do criador DISC para trazer resultados eficientes. Além disso, os melhores sistemas do mercado integram diversas funções que otimizam o processo dos testes e correlacionam esses dados com as metas e planejamentos da empresa.

Isso significa que seu time de gestão do capital humano terá nas mãos tudo o que precisa para estruturar estratégias assertivas para acabar com os problemas atuais de desempenho.

Qual o melhor resultado para um teste DISC?

Não existe um resultado perfeito ou ideal. O que existe é o fator que predomina no perfil comportamental de cada colaborador presente em sua organização.

Justamente por isso o teste deve ser feito em um ambiente tranquilo, onde o candidato se sinta confortável e seguro para responder verdadeiramente cada questão. Afinal, você não quer coagir que a pessoa se comporte de uma maneira, mas sim analisar o seu perfil para realizar um planejamento real e concreto para aquele colaborador.

Saber o comportamento e características apresentado por cada perfil auxilia em todo esse processo.

Quais fatores comportamentais DISC?

1) Dominância

Como o nome indica, esse fator comportamental conta com as características ideias para liderança. Pessoas que apresentam bom desempenho em situações críticas, que assumem a liderança na hora dos problemas, que são autoconfiantes apresentam esse perfil dominante.

Porém, é importante ter cuidado para não compor uma equipe com muitos perfis assim, já que eles tendem a entrar em conflito entre si e disputar a liderança constantemente. 

2) Influência

O fator influência caracteriza pessoas comunicativas, influentes e persuasivas. Também podem ser opções interessantes para lideranças já que são enérgicas e ótimos motivadores.

3) Estabilidade

Sabe aquele tipo de pessoa emocionalmente estável que lida bem com qualquer tipo de situação? Então, colaboradores com esse fator predominante costumam apresentar um nível constante de trabalho e desempenho independente das situações.

Também são ótimos em sentir o clima organizacional, assim como ajudar a melhorá-lo. Ou seja, uma equipe com mais de uma personalidade assim acaba sendo interessante para a maioria das organizações.

4) Conformidade

Quanto aos cautelosos, são aquelas pessoas mais detalhistas, sistemáticas e cautelosas que não costumam arriscar ou agir por impulso. São excelentes para preverem possíveis cenários de crises e suas soluções.

Ficou fácil analisar perfil comportamental de seus colaboradores depois dessa leitura, não é mesmo? Não se esqueça de conhecer a nova versão do sistema da idealDisc para otimizar ainda mais a sua gestão.

 

Posts Relacionados

Fale com a gente

(21) 3983-2615
contato@idealdisc.com.br
Rua do Russel, 804 – 4º Andar – Glória – Rio de Janeiro - RJ CEP: 22210-010