RH-digital-como-atingir-novos-resultados-na-gestão-de-pessoas

Provavelmente você já ouviu falar sobre RH digital e como as empresas estão remodelando processos para otimizar a gestão de pessoas.

Mas, você já está vivenciando essa transformação?

Sabemos que esse é um caminho sem volta e que, em algum momento, as organizações de todos os tamanhos precisarão adaptar o seu RH. E se você está pensando que são necessários grandes investimentos para isso, está enganado.

É claro que serão necessárias algumas adaptações de ferramentas ou estratégias para implementar a tecnologia na gestão. Entretanto, isso não precisa significar gastos surreais.
Quer descobrir como? Continue a leitura.

A era dos dados

Vivemos na era da informação e da inteligência artificial. A cada dia estamos mais expostos a coleta de dados sobre nós, nossos comportamentos, personalidades, desempenho etc. E isso não seria diferente no mundo corporativo.

Um RH digital está preparado para coletar informações de qualidade dos seus colaboradores internos e dos possíveis candidatos para as vagas. E o melhor, os profissionais desse setor conseguem utilizar esses dados de forma estratégica para tomar decisões assertivas que trazem resultados tangíveis.

Por exemplo, com a plataforma da idealDisc os recrutadores conseguem aplicar testes de perfil comportamental DISC online para conhecer melhor cada candidato. Isso permite identificar previamente o perfil de cada um e verificar se há compatibilidade com as demandas da vaga ou até mesmo com a cultura organizacional existente.

O mesmo pode ser utilizado com os colaboradores atuais. Além dos gráficos DISC, a nossa plataforma fornece relatórios exclusivos de equipe, cargo, comparativo e correlação. Dessa forma, os líderes e profissionais de RH conseguem utilizar melhor o conhecimento, as habilidades e os temperamentos de cada membro da equipe.

Outra vantagem da plataforma idealDisc é que você pode comprar créditos para aplicar os testes conforme a sua demanda. Com isso garantimos que empresas de todos os tamanhos possam ter acesso aos benefícios de trabalhar com dados estratégicos.

Gamificação

Outra inovação que tem chamado a atenção do RH digital é a gamificação. Apesar de parecer modismo, os jogos podem trazer resultados consideráveis quando bem aplicados. Por isso, faça uma avaliação prévia para ter certeza se o investimento é necessário.

Lembre-se de avaliar também como está o ambiente da sua empresa: os colaboradores conseguem trabalhar em equipe? Eles possuem mentalidade inovadora? Estão abertos para mudanças? São adeptos da tecnologia? As estratégias da empresa envolvem transformações tecnológicas?

Esses são alguns exemplos de questionamentos que podem te ajudar no momento da decisão. Feito isso, está na hora de entender os benefícios da gamificação:

  •  Ajudar a desenvolver o pensamento estratégico na equipe;
  •  Melhorar a colaboração e o engajamento entre os departamentos;
  •  Levantar ideias criativas para solucionar problemas complexos;
  •  Desenvolvimento dos colaboradores através de feedbacks lúdicos e rápidos;
  •  Coleta de dados específica para alguma melhoria do negócio;
  •  Otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Ferramentas digitais

Por fim, não podemos deixar de falar das plataformas que surgiram para digitalizar o RH. Isso mesmo, aquela rotina tradicional repleta de papéis, documentos ou planilhas pode ser totalmente substituída.

Hoje já é possível encontrar no mercado soluções para todos os fluxos de trabalho do RH. Isso mesmo, elas englobam desde a simples folha de ponto até tarefas mais complexas que envolvem tomada de decisão. Podemos citar como exemplo: avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, entrevistas e muito mais.

Essas plataformas estão trazendo agilidade, assertividade e resultados consideráveis, não apenas para os profissionais da área, mas para o negócio como um todo. Um bom exemplo desse impacto na performance da empresa é quando falamos em desenvolvimento e retenção de talentos.

Sabemos que há uma corrida de muitas empresas no mercado para conseguir recrutar os profissionais mais qualificados. Entretanto, não são raras as vezes que essas organizações esquecem de olhar para o capital humano que já possuem.

Com as ferramentas adequadas, os gestores podem descobrir grandes potenciais dentro das equipes. E não é só isso, além de melhorar o engajamento dos colaboradores, essa mudança também reduz custos com a rotatividade e processos de recrutamento e seleção.

Você está pronto para mudar?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre algumas transformações no RH digital, que tal fazer parte desse movimento?

Para começar é simples, basta clicar aqui para realizar o seu teste DISC online gratuito.

Descubra como pode ser fácil conhecer e desenvolver a sua equipe!

Leave a Comment

Fale com a gente

(21) 2253-9312
(21) 3747-1799
contato@idealdisc.com.br
Rua da Quitanda, 86, 2º andar. Centro – Rio de Janeiro - RJ CEP: 20091-005