É um fato que “fazemos melhor as coisas que gostamos” ou, por outro lado, “não temos muita paciência em fazer coisas que não gostamos”. Óbvio, não? As pessoas desempenham melhor as atividades que mais tem a ver com seus gostos, com sua personalidade e/ou modo de ser. Assim, descobrir quais são as reais aptidões do indivÃduo torna-se um verdadeiro desafio, principalmente para o preenchimento de funções mais estratégicas ou crÃticas. O sucesso e o fracasso na escolha, isto porque levando em consideração o fato de que o nÃvel de requerimentos incluirá uma boa dose de pressão, independentemente dos requisitos técnicos necessários , é fundamental que o candidato goste da atividade, no sentido de que seu perfil seja adequado .
O elemento humano adequado é um dos requisitos básicos para uma operação ser bem sucedida. Em um ambiente profissional altamente competitivo e pressionado, torna-se importante o investimento nas pessoas, de modo a aperfeiçoar suas aptidões. No entanto as pessoas nem sempre tem o perfil idealizado para aquela situação profissional. Abordando de outro ângulo, significa que é preciso aumentar muito o nÃvel de conhecimento sobre as pessoas em relação à s funções cogitadas, e isso vai muito além do simples conhecimento técnico necessário para exercer a atividade. Métodos modernos de análise do perfil comportamental em relação ao perfil ideal para uma função tornam-se de grande importancia nos processos seletivos, tanto a nÃvel externo como interno. Ao mesmo tempo, é preciso uma atenção redobrada e constante ao nÃvel de envolvimento e motivação das pessoas , isso para assegurar que elas dêem efetivamente o melhor de si.
Entretanto, o fato de um indivÃduo não possuir exatamente as competências comportamentais requisitadas para uma atividade não deve ser motivo de desânimo. De fato, competências comportamentais adequadas podem ser desenvolvidas.
Um indivÃduo que conhece seu perfil, que sabe quais seus pontos fortes e fracos, e está disposto a trabalhar em benefÃcio de sua empregabilidade e seu sucesso profissional, pode usar isso como agente motivador para trabalhar suas competências, desenvolvendo aquelas mais necessárias para a melhoria de seu desempenho. Isso tem a ver com Inteligência Emocional, inclusive.
Na medida em que as pessoas tem acesso a um feed back sobre si próprias, sobre suas aptidões, sobre a imagem que projetam, sobre seus aspectos motivadores, e ao mesmo tempo, sabem o que o meio profissional espera delas, essas pessoas tem toda a chance de melhorar seu desempenho a partir de seu próprio auto desenvolvimento, direcionando-o de acordo com seus interesses profissionais.
Consideramos 7 passos fundamentais para o profissional interessado em melhor adequar seu perfil comportamental.
1 – Estar certo de sua escolha profissional (empresa, função, profissão)
2 – Visualizar sua posição nesse ambiente profissional, entendendo muito bem o que as pessoas esperam.
3 – Avaliar a rotina da função, percebendo inclusive as possÃveis oportunidades de crescimento e promoção em uma perspectiva temporal.
4 – Nessa avaliação, entender e considerar as competências comportamentais que precisarão ser exercitadas em bases diárias.
5 – Auto avaliar-se, no sentido de perceber quais serão as áreas de atrito entre seu próprio perfil comportamental e as competências acima citadas.
6 – Determinar se as mudanças comportamentais necessárias são factÃveis. Em outras palavras, resolver se vale a pena ou não, e definir uma ação a respeito.
7 – Uma vez definida a ação, implementá-la imediatamente. Em caso de mudanças comportamentais, começar a praticá-las. Em caso de mudança de atividade, buscar outro trabalho. O importante é direcionar os esforços pessoais no crescimento profissional, na carreira, pois como já dissemos, em ambientes cada vez mais pressionados e competitivos é preciso garantir o máximo de desempenho. É uma questão de sobrevivência.
O Autor: Edson Rodriguez é consultor em Desenvolvimento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Participa das organizações listadas a seguir:
IdealDisc
PeexBrasil
Propzie
É também escritor e palestrante, tendo os seguintes livros publicados:
CONSEGUINDO RESULTADOS ATRAVÉS DE PESSOAS
FUTEBOL PARA EXECUTIVOS
PORQUE ALGUNS VENDEDORES VENDEM MAIS QUE OS OUTROS
A CASTA IMORTAL
No prelo: PRIMA LANÇA